fbpx

Negócios em 2021: Pesquisa mostra legado para empresas no Brasil

Entenda o cenário de negócios em 2021 baseado na recuperação, sustentação e no legado que a pandemia trouxe para as empresas brasileiras

De acordo com 42% dos brasileiros, os negócios em 2021 se manterão no mesmo nível registrado antes da pandemia da Covid-19, segundo a Pesquisa Agenda 2021. O estudo feito pela Deloitte ano passado, com 663 empresas, mostra que 44% delas devem aumentar o quadro de funcionários em 2021.

Cenário de negócios em 2021

Certamente, a crise da Covid-19 atingiu todas as indústrias, porém o impacto e a recuperação das empresas aconteceu de forma diferente para cada setor. Diante de um cenário de transformações, a prioridade das empresas brasileiras é a formação de profissionais capazes de conduzir as mudanças.

Por exemplo, em relação à transformação dos negócios, 40% das companhias realizaram vendas online após o início da crise da Covid-19.

Considerando as vendas nos canais online durante a crise, 67% dos e-commerces, a maioria, teve aumento.

Nesse sentido, 35% das empresas aumentaram os investimentos em seus canais online por causa da crise.

Dos investimentos que elas pretendem fazer em 2021, a prioridade dos empresários é investir na qualificação de pessoas, inovação e pesquisa e desenvolvimento.

Para ficar mais claro, veja os índices registrados pela Deloitte em relação à prioridade de investimento para este ano:

 -84% pretende ampliar/criar treinamento e formação de funcionários 
– 82% busca lançar novos produtos ou serviços no mercado
– 64% almeja ampliar/criar ações de pesquisa e desenvolvimento
– 50% espera ampliar ou criar parcerias com startups

Por outro lado, a pesquisa também mostra que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) tem prioridade muito alta para 30% das empresas em 2021.

Desde o início da pandemia, 85% das empresas migraram ao menos 1/3 dos profissionais para o teletrabalho. Além disso, mais da metade das empresas migraram 70% de todos os seus profissionais para o mesmo formato de trabalho. A Pesquisa Agenda 2021 teve como objetivo entender o cenário de recuperação, sustentação e o legado que 2020 trouxe para os negócios.

Fonte: mundodomarketing.com.br